A dança das cadeiras no WRC para 2014

A temporada de 2014 vai ser pródiga em novidades. A entrada em cena da coreana Hyundai vai colocar as coisas em quatro fabricantes, cinco, se contarmos com as participações esporádicas da Mini, através da Prodrive. Com essa entrada, e o desenvolvimento do modelo i20 para que tudo esteja pronto dentro de quatro meses em Monte Carlo, poderá acontecer que o panorama do WRC em 2014 esteja amplamente modificado.

Começa-se pela marca coreana. Com mais de 80 milhões de euros vindos de Seoul para investir, no sentido de desenvolver o carro, o facto do modelo i20 começar a mostrar sinais de competitividade despertou o interesse de vários pilotos de fábrica, sendo que dois deles são Mikko Hirvonen e Petter Solberg. Hirvonen, provavelmente vendo os dias na Citroen já contados, poderá buscar por eles para se manter no WRC. Pelo menos, o seu “manager”, Timo Johuki, admite que vai bater à porta da marca. Quanto a Petter Solberg, afastado do WRC nesta temporada, já expressou o desejo de regressar ao Mundial em 2014, e os coreanos seriam uma boa hipótese.

Contudo, tudo depende de quantos carros a marca vai querer colocar na estrada. Partindo do principio que colocarão dois pilotos, eles neste momento têm três a desenvolver e a testar o carro: o finlandês Juho Hanninen, o francês Bryan Bouffier e o australiano Chris Atkinson. A marca poderá querer ter algum nome sonante para 2014, mas ainda é cedo para se dizê-lo.

Quanto à Volkswagen, pode-se dizer que têm a situaçao tranquila. Ela vai acabar o ano a conquistar ambos os títulos na sua temporada de estreia, graças a Sebastien Ogier, e em principio, não haverá alterações na sua equipa, com Ogier, o finlandês Jari-Matti Latvala e o norueguês Anders Mikkelsen

Mas nos lados da Citroen, que dominava o campeonato nos últimos anos, graças a Sebastien Löeb, as coisas são completamente diferentes. Procurando por alguém após Löeb (ele não volta em 2014, por estar no WTCC), os desempenhos de Mikko Hirvonen e Dani Sordo são considerados como decepcionentes. Nenhum deles venceu ralis e nos últimos tempos, os seus desempenhos – especialmente no caso de Sordo – tem sido demasiado modestos para os pergaminhos da marca francesa. 

Daí que eles possam pensar numa dupla totalmente nova, com Thierry Neuville e o polaco Robert Kubica. Yves Matton admitiu isso, e já disse que iria dizer algo após o Rali da Alemanha, no final deste mês. Mas o polaco já disse que essa é uma das hipóteses, para além de uma temporada em pista, provavelmente no WTCC ou DTM. E claro, ele ainda não colocou de lado o regresso à Formula 1. Oura boa hipótese para a Citroen poderá ser o britânico Kris Meeke, que fez um bom rali na Finlândia, tem o apoio da Abu Dhabi, e que neste momento está disponível para correr.

Na Ford, Malcom Wilson pensa em manter o alinhamento deste ano, constituido por Mads Ostberg, Thierry Neuville e Evgueny Novikov. Mas o patrão da M-Sport gosta também dos desempenhos do galês Elfyn Evans, e vai tentar manter os seus três pilotos, já que dois deles, Novikov e Ostberg, também pensam em entrar no comboio da Hyundai no ano que vêm. Apesar da M-Sport estar a desenvolver os modelos R5, não quer perder competitividade perante uma concorrência que vai se alargar a partir do ano que vêm. E com pilotos suficientemente jovens e com potencial para vencerem e serem campeões do mundo, o patrão da M-Sport não os quer pderder, para ajudar a desenvolver o modelo Fiesta.

Em suma, apesar de ainda faltar mais algumas provas para o final da temporada, tudo indica que já iremos ter em breve um campeão. E a entrada em cena de um novo construtor também fará com que as águas se agitem mais um pouco no mundo do WRC. 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s