Youtube Formula 1 Classic: A Geração Perdida (Tony Brise)

Ao longo da existência deste blog lembrei profusamente destes três pilotos: Tom Pryce, Tony Brise e Roger Williamson. Do talento destes três pilotos, das expectativas que existiam sobre eles e das suas prematuras mortes, ao longo dos anos 70, em acidentes altamente mediáticos: Williamson, no GP da Holanda de 1973 e Pryce, no GP da África do Sul de 1977. Pelo meio, o acidente aéreo que matou Brise, a 29 de novembro de 1975, no avião pilotado por Graham Hill.
O título “Lost Generation” (Geração Perdida) vêm de um livro escrito pelo jornalista britânico David Tremayne em 2006, onde se fala profusamente desses três talentos desaparecidos precocemente, e que poderiam ter abrilhantado ainda mais os anos 70 e 80 na Formula 1 para as cores britânicas. Este é o segundo video sobre esses três, que fala sobre Brise.

Tony Brise era um piloto veloz, velocissimo. Tinha ganho quase tudo nas formulas de acesso e em 1975, tinha entrado no radar das equipas de Formula 1. A sua primeira corrida foi com a Williams, em substituição de Jacques Laffite, no “maldito” GP de Espanha, em Montjuich, onde ele conseguiu terminar a corrida no sétimo posto, numa prova marcada pelo acidente de Rolf Stommelen, no Hill, onde três pessoas morreram.

Graham Hill procurava um substituto para o alemão – e para ele também – e no Mónaco, onde Brise estava na corrida de Formula 3, onde tinha tudo para ganhar até que teve um acidente com o brasileiro Alex Dias Ribeiro. Agradado com as exibição, Hill falou com Brise e ele aceitou correr com ele. Nas corridas seguintes, demonstrou ser um excelente piloto, com o seu melhor lugar a ser um sexto posto em Anderstorp… apesar de Alan Jones ter conseguido melhor, com um quinto lugar em Nurburgring.

Contudo, Graham Hill viu em Brise no seu sucessor natural e apostou nele em 1976. Contudo, a 29 de novembro de 1975, quando voltavam de uma sessão de testes em Paul Ricard, Hill, Brise, o projetista e mais dois mecânicos morreram nos arredores de Londres quando Hill tentou aterrar numa pista no meio do nevoeiro. Tony Brise tinha apenas 23 anos de idade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s